ethara@ethara.com.br

Home » ethara Consulting » O que fazemos na ethara?

O que fazemos na ethara?

Preciso confessar que sempre quando alguém nos pergunta “Afinal, o que vocês fazem?” há um silêncio eterno de uns 3 segundos antes da resposta. Não porque não sabemos o que fazemos, pelo contrário… O curioso é que cada resposta é distinta, cada qual mais abrangente em segmentos de indústria e mais ampla nas áreas de negócio. Essa capacidade de prestar assistência e auxiliar nas mais diversas áreas de sua empresa, independente dos distintos níveis hierárquicos ou dos múltiplos produtos e serviços, é o que nos faz ser únicos como consultoria corporativa. Visando simplificar o entendimento de nossa oferta de serviços decidimos fazer este post como complemento informal de nossa apresentação executiva.

Se fôssemos resumir em um único parágrafo o que fazemos, nosso foco é Partner Consulting. Prestamos serviços de consultoria em vendas consultivas, uso estratégico da TI em negócios,  gestão de times e governança corporativa. Ou seja, como quase “todo mundo faz”, mas com um “plus a mais” (sic, but funny) de “consultoria de sócio”. É o que o mercado entende por ownership ou “sentimento de dono/sócio”, o qual fundamenta nosso atendimento diferenciado de quem almeja ver sua organização prosperar, com foco em crescimento, vendas e lucro. Ampliando um pouco mais cada linha de serviço:

Vendas e Negociação
A área comercial – complementada pelo marketing – é talvez uma das áreas mais vitais de cada empresa. Afinal, por onde entra o dinheiro na empresa? Não importa quão premium ou destacado é seu produto ou serviço se ele não é vendido para/consumido por um cliente! Vendas é a especialidade da ethara – principalmente em vendas consultivas de produtos/serviços complexos e de maior valor agregado – e onde mais podemos contribuir para o crescimento de nossos clientes.
Principais serviços: business development, vendas consultivas, terceirização da operação de vendas, estratégia comercial, canais de distribuição, educação corporativa em vendas.

Tecnologia da Informação
Não somente pela capacidade de inovação ou pelo corte de custos através de automação ou sistematização, mas também pelas próprias obrigações gerenciais, fiscais e tributárias, TI é hoje o “mal necessário”. Não há como a empresa sobreviver sem ela. TI é nosso DNA, nascemos e nos desenvolvemos dentro da tecnologia, nos seus mais diversos aspectos aplicados, conceitos, ambientes, ferramentas, ERPs, aplicativos ou linguagens de desenvolvimento.
Principais serviços: desenvolvimento e sustentação de sistemas, alocação de profissionais de TI, atualização de obrigações fiscais (SAP, Oracle, JDEdwards, Totvs), gestão de projetos, BI inteligência de negócios, dashboards gerenciais e corporativos, treinamento de TI para profissionais de R&S, vendas e gestores de alocação.

Governança Corporativa
Todo empresário sabe o esforço necessário para levantar e conduzir uma empresa, assim como o comprometimento integral e pessoal necessário para isso. Também sabe que quanto melhor é a sua equipe, melhor e maior é o sucesso alcançado pelo grupo e pela empresa. Na ethara buscamos ser o complemento que falta a sua empresa, até mesmo extrapolando o conceito de “consultoria”, para executar ou gerenciar operações sempre que necessário.
Principais serviços: Startup de operações, administração terceirizada, gestão de equipes, BPO terceirização e/ou automação de backoffice, ressarcimento e recuperação de impostos, governança, valuation, conselho administrativo, fundos de investimento.

 

Aclarando, nosso papel é o escopo pelo qual somos contratados: operações de vendas consultivas, treinamentos em TI, ressarcimento de impostos, etc., mas nossa postura – sempre que solicitada – é de agregar nosso conhecimento e expertise corporativo para que nossos clientes possam crescer, seja em vendas, capacidade de entrega, leque de ofertas de produtos e serviços, excelência de serviços, ambiente pessoal e/ou gestão corporativa .

Toda empresa – seja startup, familiar ou conglomerado corporativo – sabe que seus sócios precisam ser “all-in-one”, capacidade de vendas (seja de seu produto/serviço, ou de apresentar sua empresa para um aporte de investimento), gestão de pessoas (selecionar e desenvolver as pessoas certas), capacidade de liderança, atualização em tecnologia, conhecimento em finanças, tributos, gestão de projetos, marketing, etc. Como todo “projeto”, o mais comum é que, para gerir adequadamente uma empresa, não tenhamos a “equipe” ideal com conhecimento e experiência para atender todas as demandas necessárias.

Esse é exatamente o nosso objetivo: complementar o que a empresa necessita, ser o “reforço” que falta a “equipe”, seja operacionalmente, consultivo em demanda específica ou diretamente na estratégia corporativa. Em outras palavras, queremos ser – na estratégia e na execução – o sócio (partner) que todo dono ou sócio gostaria de ter. Aclarando, não buscamos participação na empresa, apenas crescer juntos na mesma velocidade que nossos clientes atendidos, recebendo os dividendos desse resultado.

 

ethara: quando precisamos dela?
É mais fácil dar os exemplos de quando somos chamados para ajudar:
 administração terceirizada: multi empresário com dificuldade de gestão ou com falta de executivos nível sênior, empresa familiar sem plano de sucessão, conflito ou disputa entre sócios;
 terceirização de vendas: empresa com necessidade de crescimento ou falta de força de vendas consultivas de nível sênior, sócios sem experiência ou perfil comercial, empresa regional que necessita abrir novas localidades, em particular São Paulo e interior de São Paulo,  empresa estrangeira iniciando operações no Brasil;
 profissionais e serviços de TI: recrutamento e/ou alocação de profissionais de TI, atendimento de obrigações fiscais no ERP (SAP, Oracle ou Totvs), dashboards gerenciais e corporativos,  automação de backoffice, serviços de infraestrutura de TI e telecom, governança de TI, soluções especializadas e projetos complexos com uso de TI;
 serviços corporativos: gestão por valuation com objetivo de aporte de investimento ou futura venda, ressarcimento e/ou recuperação de créditos de impostos federais, gestão fiscal internacional ou de grupo com complexidade por participação múltipla e variável, book para investidores ou possíveis compradores da empresa.

 

Por que contratar a ethara?
É comum e natural que muitos que não nos conhecem diretamente tenham um certo receio ao liability de contratar uma consultoria pequena, regional e desconhecida. Somos pequenos – sim, regional – não, desconhecidos – somente para os que ainda não nos conhecem pessoalmente, mas definitivamente muito experientes de mercado. É provável também que prefiram a segurança das “melhores práticas de mercado” (ou seriam “teorias”?) das grandes consultorias de renome no mercado. Nossa melhor referência são os que já trabalharam conosco. Peça a qualquer um deles um feedback sobre nossa capacidade, ou então, nos chame diretamente para um café e/ou uma apresentação executiva.

O ponto chave é o custo/benefício. Com soluções e serviços dentro de um valor de investimento acessível, fornecemos um comprometimento executivo sênior disponível somente a grandes corporações e que com a ethara, estão a disposição de sua empresa, seja ela startup, pequena/média ou familiar, desde que esteja disposta e com o claro objetivo de querer crescer.

Somos uma consultoria de nicho, com executivos de perfil sênior com:
 ampla experiência de mercado em segmentos de serviços, varejo, telecom, bancos, seguros, indústria automotiva;
 conhecimentos diversos em tecnologia, de mainframe a mobile, de aplicativos a SAP, de BI a dashboards;
 experiência em administração terceirizada, automação de backoffice, startup de operações, operações 24x7x365, abertura de novas localidades geográficas, formação de equipe;
 vivência internacional em vendas e tecnologia, com fluência em inglês e espanhol, e projetos realizados nos EUA, Europa, Japão e Oceania;
 rara combinação de conhecimento de tecnologia, visão de negócios, vivência corporativa internacional e “sentimento de sócio”;
 cases com grandes corporações como IBM, Claro, Vivo, Heineken, Topper/Rainha, Cultura Inglesa SP, Grupo Pão de Açúcar, Itaú-Unibanco, etc;
 last but not least, somos empresários! Perseguimos os mesmos sonhos, vivemos as mesmas dificuldades, sofremos os mesmas percalços, comemoramos cada pequena vitória.

 

Nota do autor:
Gostou do artigo? Por favor, envie seus comentários, casos reais, idéias, sugestões, etc.
Precisando da ethara? Entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *